quarta-feira, 31 de julho de 2013

Sem apoio do Governador, algodão colorido pede socorro na PB

O algodão colorido, que é considerado a fibra têxtil mais inovadora do país, objeto de diversos estudos acadêmicos e da admiração de estilistas, ecologistas e da sociedade corre um grande risco de extinção na Paraíba. Desde o ano de 2003 vem ocorrendo uma queda brusca das áreas destinadas ao cultivo, que diminuíram de dois mil hectares para menos de 60 plantados.

Acontece que a falta de investimentos por parte do Governo está diminuindo e chegando ao ponto de descaso. Tanto que em 2011 a produção total do algodão colorido somou 30 toneladas, uma queda brusca se comparada à do ano de 2011, quando chegou a 75 toneladas.
Francisca Gomes Vieira, presidente da Associação da Indústria do Vestuário da Paraíba (AIVEST-PB) em entrevista ao Click PB informou que a associação atualmente exporta seus produtos para 12 países e conta com distribuidoras na Alemanha, Estados Unidos e Japão. De acordo com a presidente da AIVEST-PB, a exportação só não é maior devido à pouca produtividade local, o que afeta as indústrias que trabalham com o algodão colorido. "Estão impedidos de trabalhar por falta de matéria-prima", revelou.
A fabricação de roupas com o algodão colorido naturalmente teve queda de 25% devido ao pouco interesse em investimentos. No ano de 2011 foram produzidas 24 mil peças, já em 2012, a produção somou apenas 18 mil peças.
Francisca ainda destacou que algumas empresas do setor têxtil têm produzido um algodão colorido falsificado. De acordo com ela, estas empresas vendem o algodão tingido como se fosse natural, o que prejudica a credibilidade do produto no mercado.
Com a queda na produção e a ameaça constante de falsificação do produto, os produtores se veem acuados e sem perspectiva de crescimento, já que a falta de investimentos desanima e encarece o produto final, fazendo com que perca espaço no mercado.


@sireporter
SÃO BENTO AGORA PB Com ClickPB

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © SÃO BENTO AGORA PB Design by BLOGGER TEMPLATE | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger