O Detran da Paraíba apresentará na noite desta quinta-feira (9) o simulador veicular que passará a ser utilizado pelos centros de formação de condutores de todo o Estado, a partir de primeiro de julho deste ano.
Por determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os equipamentos devem ser instalados até o dia 30 de junho e serão utilizados durante a formação dos candidatos à carteira nacional de habilitação categoria “B”.
O objetivo da implantação é utilizar a tecnologia para que os candidatos tenham noções de direção veicular, antes do acesso real ao veículo que só acontece nas aulas práticas.
Utilizando os equipamentos, os futuros condutores vão passar por situações que irão permitir o domínio da máquina, como se estivessem dirigindo um veículo de verdade. A simulação na prática de direção veicular deve ser ministrada em equipamentos homologados pelo Denatran, sob a fiscalização dos órgãos executivos estaduais de trânsito e do Distrito Federal.
Serão exigidas cinco aulas de 30 minutos com conteúdo didático, como conceitos básicos de condução, marchas, aprendizado de circulação em avenidas, curvas, estradas, vias de tráfego, regras de segurança, congestionamento e em situações climáticas e de risco.
Os futuros condutores só vão poder utilizar o simulador após o cumprimento da carga relativa às aulas teóricas-técnicas e antes da realização do exame teórico. As aulas serão ministradas pelo instrutor de trânsito, o diretor de ensino, ou o diretor geral do Centro de Formação de Condutores (CFC), que deve acompanhar e supervisionar cada candidato.
A obrigatoriedade do simulador veicular foi decidida durante reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em outubro do ano passado. O objetivo é utilizar a tecnologia para qualificar a formação de novos condutores e ter mais segurança no trânsito.
A coordenadora-geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do Departamento Nacional de Transito (Denatran), Cristina Hoffmann, afirmou que o motorista enfrentará as aulas práticas com mais segurança, após o treinamento virtual no simulador. “Os futuros condutores poderão passar por situações que irão permitir o domínio do veículo e a atenção necessária e indispensável à segurança no trânsito”, disse. Segundo a educadora de trânsito, o maior número de acidentes no Brasil está associado à imprudência ao volante.
A simulação na prática de direção veicular deverá ser ministrada em equipamentos homologados pelo Denatran, sob a fiscalização dos órgãos executivos estaduais de trânsito e do Distrito Federal. Serão cinco aulas de 30 minutos com conteúdo didático, como conceitos básicos de condução, marchas, aprendizado de circulação em avenidas, curvas, estradas, vias de tráfego, regras de segurança, congestionamento e em situações climáticas e de risco.
Por determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os equipamentos devem ser instalados até o dia 30 de junho e serão utilizados durante a formação dos candidatos à carteira nacional de habilitação categoria “B”.
O objetivo da implantação é utilizar a tecnologia para que os candidatos tenham noções de direção veicular, antes do acesso real ao veículo que só acontece nas aulas práticas.
Utilizando os equipamentos, os futuros condutores vão passar por situações que irão permitir o domínio da máquina, como se estivessem dirigindo um veículo de verdade. A simulação na prática de direção veicular deve ser ministrada em equipamentos homologados pelo Denatran, sob a fiscalização dos órgãos executivos estaduais de trânsito e do Distrito Federal.
Serão exigidas cinco aulas de 30 minutos com conteúdo didático, como conceitos básicos de condução, marchas, aprendizado de circulação em avenidas, curvas, estradas, vias de tráfego, regras de segurança, congestionamento e em situações climáticas e de risco.
Os futuros condutores só vão poder utilizar o simulador após o cumprimento da carga relativa às aulas teóricas-técnicas e antes da realização do exame teórico. As aulas serão ministradas pelo instrutor de trânsito, o diretor de ensino, ou o diretor geral do Centro de Formação de Condutores (CFC), que deve acompanhar e supervisionar cada candidato.
A obrigatoriedade do simulador veicular foi decidida durante reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em outubro do ano passado. O objetivo é utilizar a tecnologia para qualificar a formação de novos condutores e ter mais segurança no trânsito.
A coordenadora-geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do Departamento Nacional de Transito (Denatran), Cristina Hoffmann, afirmou que o motorista enfrentará as aulas práticas com mais segurança, após o treinamento virtual no simulador. “Os futuros condutores poderão passar por situações que irão permitir o domínio do veículo e a atenção necessária e indispensável à segurança no trânsito”, disse. Segundo a educadora de trânsito, o maior número de acidentes no Brasil está associado à imprudência ao volante.
A simulação na prática de direção veicular deverá ser ministrada em equipamentos homologados pelo Denatran, sob a fiscalização dos órgãos executivos estaduais de trânsito e do Distrito Federal. Serão cinco aulas de 30 minutos com conteúdo didático, como conceitos básicos de condução, marchas, aprendizado de circulação em avenidas, curvas, estradas, vias de tráfego, regras de segurança, congestionamento e em situações climáticas e de risco.
Durante o encontro que segue nesta sexta -feira (10), estão sendo discutidos procedimentos que tornem mais rápido e seguro o acesso ao banco de dados nacional dos condutores habilitados, bem como o aumento da capacidade de informações lançadas no sistema.
Rodrigo Carvalho fez um balanço dos investimentos feitos pelo Governo do Estado no Setor de Habilitação. Ele lembrou que, desde o início deste ano, os 60 Centros de Formação de Condutores em funcionamento em todo o Estado foram obrigados a implantar o sistema de biometria que permite que a frequência dos alunos seja controlada pela impressão digital, uma maneira de garantir o cumprimento da carga horária mínima de aulas teóricas e práticas, durante o processo para emissão da carteira nacional de habilitação.
O superintendente do Detran também anunciou que a Paraíba deve ser pioneira na implantação do sistema de reconhecimento facial, complementando a identificação que já é feita pelas impressões digitais dos candidatos.
Rodrigo Carvalho fez um balanço dos investimentos feitos pelo Governo do Estado no Setor de Habilitação. Ele lembrou que, desde o início deste ano, os 60 Centros de Formação de Condutores em funcionamento em todo o Estado foram obrigados a implantar o sistema de biometria que permite que a frequência dos alunos seja controlada pela impressão digital, uma maneira de garantir o cumprimento da carga horária mínima de aulas teóricas e práticas, durante o processo para emissão da carteira nacional de habilitação.
O superintendente do Detran também anunciou que a Paraíba deve ser pioneira na implantação do sistema de reconhecimento facial, complementando a identificação que já é feita pelas impressões digitais dos candidatos.
SÃO BENTO AGORA PB Com portalcorreio
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