segunda-feira, 29 de abril de 2013

São Bento - PB comemora 54 anos de Emancipação Política


O município de São Bento, no Sertão Paraibano, comemorou 54 anos de Emancipação Política nesta segunda-feira (29.04).
Os festejos comemorativos do aniversário da “Capital Mundial das Redes” começaram na noite do domingo (28), quando houve um Culto Evangélico, na Igreja Assembleia de Deus, o qual contou com a participação de várias autoridades locais, além do comparecimento dos populares.
Dando continuidade às comemorações, na manhã desta segunda-feira (29), aconteceu Alvorada Festiva, seguida do hasteamento das Bandeiras Municipal, Estadual e Nacional, na Praça Pedro Eulâmpio da Silva, em frente à Prefeitura Municipal, acompanhado das execuções dos Hinos Municipal e Nacional.
As bandeiras foram erguidas pelo prefeito da cidade, Gemilton Souza, o vice-prefeito, John Lúcio e ex-prefeito, Jaci Severino de Souza (Galego Souza), os quais, em seguida, usaram a palavra para parabenizar o município que, segundo eles, tem crescido constantemente, e apresenta, cada vez mais, perspectivas promissoras para o futuro. O evento contou, também, com a participação de secretários municipais, o ex-vice-prefeito Menininho Vieira, representantes de vários setores da administração municipal e diversos populares, que assistiram às apresentações das Bandas Marciais das Escolas Dr. Jarques Lúcio da Silva, Maria Dulce dos Santos, Fausto Meira e Nossa Senhora de Fátima.
A programação encerrou com uma Missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz de São Sebastião, no centro da cidade, que teve início às 9h30.
UM POUCO DA HISTÓRIA DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE SÃO BENTO – PB, SEGUNDO O HISTORIADOR GENIVAL SOARES DA SILVA.
A Emancipação Política do município de São Bento não foi uma conquista fácil de ser alcançada, foi muito lenta e bastante penosa, porque havia interesses políticos, econômicos e sociais que contrariavam os objetivos do movimento de emancipação política. As lideranças políticas do município de Brejo do Cruz estavam atentas contra a emancipação política de São Bento, e tudo fizeram para impedir esse acontecimento, só que, a outra corrente política, em prol da emancipação política, foi mais forte e conseguiu a aprovação da lei estadual de criação do município de São Bento. O que existia, de fato, era um jogo sujo em troca da não-realização dessa emancipação, e de interesses particulares de manterem o poder com os votos do eleitorado de São Bento. Os votos do então povoado interferiam na decisão de uma eleição em Brejo do Cruz, razão de lutarem arduamente em manter, na expressão popular, esse curral eleitoral. A esperada emancipação política se tornou realidade em 29 de abril de 1959, fato este de grande importância e de significado histórico para o nosso município. O município comemorou seu jubileu de ouro. Foi um momento bonito e importante para o município, não só pelas festividades, mas pelo despertar de uma nova conscientização de que o município precisava investir no desenvolvimento da educação, da segurança, da saúde e da moral de seu povo.
A LUTA PELA INDEPENDÊNCIA POLÍTICA DE SÃO BENTO E A LEI ESTADUAL QUE CRIA O MUNICÍPIO
O projeto de lei para a criação do município de São Bento foi votado pelo Poder Legislativo. A partir dessa votação, tornou-se lei com o nº 2.073, dando, assim, autonomia política e administrativa ao município de São Bento. Essa lei logo que foi aprovada pela Assembleia Legislativa da Paraíba foi encaminhada ao Poder Executivo que, através do ato do então governador do Estado da Paraíba, o Dr. Pedro Moreno Gondim, sancionou-a no dia 29 de abril de 1959, 70º da Proclamação da República. A mesma lei foi publicada, no Diário Oficial do Estado, no dia 03 de maio, domingo de 1959, conforme pôde-se observar no conteúdo do Diário Oficial do Estado da época. Realizamos várias pesquisas nos Anais da Assembleia Legislativa da Paraíba, buscando provas documentais que pudessem confirmar quem, na realidade, foi o autor da Lei de Emancipação Política de São Bento, mas, infelizmente, não conseguimos encontrar o nome do deputado que tanto beneficiou o município de São Bento-PB.
SÃO BENTO AGORA PB Com Leomarque Pereira.
Seg. 29/04/2013.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © SÃO BENTO AGORA PB Design by BLOGGER TEMPLATE | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger