domingo, 18 de agosto de 2013

UAB de São Bento realiza 4º Encontro de Biologia Virtual da UFPB

Foto: zequinha fotografias
O Pólo de Apoio Presencial Cícero Dias de Oliveira, da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de São Bento, realizou, nos dias 16, 17 e 18 de agosto, o 4º Encontro de Biologia Virtual da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na sede do pólo, no bairro Cícero Dias I.
Segundo o coordenador do Curso de Ciências Biológicas da UFPB Virtual, Rafael Guerra, o objetivo do encontro foi proporcionar aos alunos um contato maior com a ciência, com os conhecimentos da ciência, os quais não são trabalhados no conteúdo das disciplinas, exatamente, aqueles que são desenvolvidos de forma extraordinária, além de propiciar o encontro presencial dos estudantes, já que os participantes são dos pólos de Itaporanga, Coremas, Pombal e São Bento.
Rafael disse, ainda, que o encontro aconteceu nos turnos manhã e tarde e foi composto por palestras, oficinas e minicursos.
No 1º do evento, houve três minicursos e 3 oficinas, além de uma palestra sobre o papel do pólo de apoio presencial no sistema UAB, ministrada pela coordenadora do pólo de São Bento, Franci Moreira, que aproveitou o momento para fazer um resgate histórico do pólo de São Bento, instalado no ano de 2007, relatando um pouco das dificuldades encontradas para implantá-lo, mas, ao mesmo tempo, destacando a relevância da entidade, que já tem proporcionado um avanço no Ensino Superior da ‘Capital Mundial das Redes’.
O ex-prefeito de São Bento, Jaci Severino Souza, e a atual Secretária de Educação do município, Maria Dione de Souza, também marcaram presença no encontro.
O IV Encontro de Biologia Virtual da UFPB teve a seguinte programação:
Oficinas:

Oficina 1: Microscopia óptica aplicada às práticas laboratoriais em Ciências Biológicas (20 vagas). A oficina constou de uma introdução à microscopia de luz (estereomicroscópios e microcóspios ópticos binoculares, fazendo relevâncias as especificações e utilizações de cada equipamento, além de uma parte prática de manutenção, manuseio e preparação de lâminas que podem ser aplicadas nas aulas de biologia de uma forma simples e objetiva. A ministrante desta oficina foi Claudenice Nascimento.
Oficina 2: Conhecendo o funcionamento do seu Corpo (25 vagas). Essa oficina trouxe, de modo interativo, simples e didático, demonstrações de importantes funções fisiológicas, envolvendo os sistemas nervoso, cardiovascular, endócrino, respiratório e digestivo, tendo como Oficineira Pâmela Kelly Farias Diniz (São Bento). Já a oficina 3, intitulada Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Ciências do 9º Ano, ministrada por Cláudio Gabriel Lima Júnior, objetivou a utilização de jogos e atividades lúdicas com o propósito de facilitar o processo de ensino/aprendizagem de alguns conteúdos de ciências abordados no 9º ano, contribuindo, assim, para uma melhor alfabetização científica dos discentes.
Já nos minicursos, foram trabalhados, respectivamente, os seguintes temas:

Minicurso 1: Botânica-Viva: Origem: potencial-econômica e interação (80 vagas); minicurso 2: Educação, pesquisa e ação: os desafios do ensino da Ecologia (80 vagas) e o minicurso 3: A Ecologia animal do dia a dia (50 vagas). A ministrante do 1º foi Michele Fernanda Marques de Brito, a qual passou conhecimento acerca da utilidade das plantas, o que elas fazem de melhor às pessoas, além de discutir sobre o valor econômico dos vegetais; como eles, de uma forma fascinante, interagem com os animais e, ainda, foi feita uma abordagem da problemática das plantas exóticas, conhecendo a origem e distribuição de algumas espécies. O 2º tratou da caracterização da ecologia no ensino básico e superior, com a aplicação da visão ecossistêmica da Ecologia no processo ensino-aprendizagem, dentre outros temas, e foi ministrado por Caio Vinícius da Silva. Conferido por Felipe Araújo, o 3º minicurso abordou a questão da compreensão das adaptações dos organismos para ocupação dos mais diversos ambientes físicos da terra, bem como acontece essa relação entre os animais e as plantas e em que forma elas aparecem na natureza.


SÃO BENTO AGORA PB Com Leomarque Pereira.
 


0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © SÃO BENTO AGORA PB Design by BLOGGER TEMPLATE | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger