A Secretaria de Saúde do município de São Bento – PB conseguiu vacinar 1.599 crianças com idade entre 6 meses a menor de 5 anos, no último sábado (08), início da Campanha de Vacinação Contra a poliomielite ou paralisia infantil, considerado o DIA D DA CAMPANHA.
De acordo com a Coordenadora de Imunização do município, Saniely Targino, o número corresponde a 72 % das 2.214 crianças a serem imunizadas, na Capital Mundial das Redes, este ano.
“A meta alcançada no Dia D da Campanha nos surpreendeu, já que, nas campanhas anteriores, a gente só conseguia em torno de 50 % do nº estabelecido, para o município”, disse Saniely.
A campanha segue até o dia 21 deste mês em todo o estado, envolvendo 6,5 mil profissionais. A Paraíba recebeu quase 400 mil doses do Ministério da Saúde, que tenciona manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente pela erradicação da pólio.
“Em São Bento, todas as 12 Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão disponíveis até a data-limite, porém, pelo resultado atingido no dia 08, esperamos concluir a meta esta semana”, afirmou Targino.
A paralisia infantil, ou poliomielite, é uma doença viral que pode provocar sequelas permanentes nos membros inferiores, levando-os à flacidez muscular e que também pode provocar a morte. A eficácia da vacina oscila entre 90% a 95% e é administrada em três doses. Crianças portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38º ou sensibilidade a algum componente da vacina não podem ser imunizadas. A doença não é diagnosticada no Brasil há 24 anos; o último caso notificado no país aconteceu em 1989, exatamente na Paraíba.
SÃO BENTO AGORA PB Com Leomarque Pereira.
0 comentários:
Postar um comentário