Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Governo do Estado por intermédio do Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac), realizará a II Feira de Mulheres Artesãs da Paraíba.
O evento acontece nos dias 6, 7 e 8 do próximo mês, na sede do Cendac, e contará com a participação de 95 mulheres artesãs de várias cidades do Estado. A exposição funcionará das 10h às 17h, durante os três dias.
De João Pessoa, teremos mandalas, caixinhas em madeira, bonecas de pano, ponto de cruz, fio de banana, artesanato em couro e pimentas decorativas. De Campina Grande, as artesãs trarão trabalhos com algodão colorido e renda renascença.
Já de Pombal vem o artesanato com fuxico, enquanto as artesãs de Bayeux apostam nas esculturas em cerâmica e as de Lagoa Seca na arte das casinhas de madeira. Por fim, teremos peças de Cabedelo (bijuterias), Caaporã (artesanato feito com cipó) e Ingá (bordado labirinto), entre outras cidades – haverá, ao todo, 30 municípios participando.
A despesa com a alimentação e a hospedagem das participantes do evento é de responsabilidade do Cendac. “Essa foi a maneira que encontramos de homenagear as mulheres paraibanas.
A Paraíba é um Estado riquíssimo em artesanato, que a cada dia vem se destacando no cenário nacional, e a mulher paraibana tem uma história de luta e de sobrevivência, principalmente aquelas a quem a vida não deu muitas oportunidades,” destacou a assessora da presidência do órgão, Marina Travasso.
Trabalhando sempre a questão da inclusão social no mercado de trabalho, a formação profissional e a oportunidade de crescer socialmente, o Cendac mostra mais uma vez que é uma ONG que se preocupa não só com os direitos das crianças e do adolescente, mas que busca a qualidade de vida das mulheres, sempre dando prioridade, aquelas paraibanos em situação de vulnerabilidade social.
Segundo Marina Travasso, esta é uma oportunidade das artesãs de baixa renda exporem seus trabalhos em um espaço adequado e totalmente gratuito, bem como melhorar a vendas dando oportunidade para seus produtos serem conhecidos em várias regiões do Brasil, afirmou Marina.
A primeira feira realizada no ano passado, na mesma data, teve apenas 35 expositoras, nesta segunda feira já vamos contar com a participação de 95 mulheres artesãs , o demonstra o crescimento a cada ano de sua realização, mostrando para o mundo os talentos da nossa terra, finalizou Marina.
SÃO BENTO AGORA PB Com Secom - PB
0 comentários:
Postar um comentário