domingo, 16 de junho de 2013

Profissionais de Saúde de Saúde de São Bento - PB participam do I Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química



Mais uma vez São Bento, cidade do Sertão da Paraíba, se destaca no setor de saúde e, desta vez, mais precisamente na área da Saúde Mental.

A Psicóloga do CAPS Dona Quinca de São Bento – PB, Drª Gerlane Costa, além dos profissionais Joyciene Lúcio, Coordenadora, a Assistentes Social Elecquissandra , a estagiária em Serviço Social Meyre, o professor de dança, Rafael e a Terapeuta ocupacional Dianeide Cosme, compareceram ao I Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química, evento ocorrido entre 12 e 14 de junho, em João Pessoa, que contou com mais de 600 participantes na área da Saúde Mental e Dependência Química, onde foram discutidos diversos temas, a exemplo da Internação Compulsória, uso abusivo de álcool e outras drogas, os avanços e dificuldades enfrentadas pelos CAPS de todo o Brasil, a desmanicomialização dentre outros relatos e experiências de diversos profissionais, estudantes e pesquisadores na área.

A Odontóloga do CEO (Centro de Especialidades odontológicas) de São Bento e também do CAPS, Áquila Dantas, apresentou o seu trabalho (13/06) acerca da qualidade de vida voltada à Saúde Bucal, trabalho este, desenvolvido no CAPS Dona Quinca, com os usuários e familiares, que são assistidos há mais de 5 anos na entidade.

Na manhã de sexta-feira (14/06) os palestrantes Adriano Menezes Médico/Psiquiatra do CAPS e a Psicóloga Gerlane Costa, foram os palestrantes na Mesa Redonda, cujo tema foi CAPS – Novas diretrizes e os Novos Rumos à Construção da Cidadania aos Usuários, às Famílias e aos Serviços no Campo da Saúde Mental e da Dependência Química.

Em conversa com a Psicóloga Gerlane Costa, com sua larga experiência no campo da Saúde Mental e, sobretudo, no CAPS Dona Quinca, o qual atua há mais de 5 anos, a mesma, quando se referiu ao evento, relatou: “foi um evento muito importante,sobretudo, para nós profissionais da saúde, onde pudemos ouvir relatos e experiências de diversos profissionais das mais diversas capitais do país, onde percebemos que a qualidade dos nossos serviço existe e, mais,ainda, diferentemente de outros municípios, temos total apoio da gestão, desde a Secretária de Saúde Sandra Núbia até o nosso gestor maior, o nosso prefeito,Gemilton Sousa, que desde antes, já conhecia e valorizava o nosso trabalho. “Isso contribuiu bastante para que o nosso trabalhos acontecesse, pois profissionais, presentes no encontro, lamentaram não terem o apoio de seus gestores”, disse Costa.


Outro participante do encontro, Dr. Adriano Menezes, médico Psiquiatra do CAPS Dona Quinca, enfatizou o grande problema que acontece em todo o Brasil no que se refere à internação, principalmente, dos dependentes químicos e o sofrimento dos familiares destas pessoas, tema estudado pelo mesmo em seu doutorado, sendo que voltado aos cuidadores de pacientes com esquizofrenia.

“É um problema que acontece e sobrecarrega, sobretudo, os municípios pequenos, que não possuem CAPS AD II ou AD III, devido à determinação do Governo Federal. Precisamos rever as leis e criarmos estratégias para o controle e tratamento destes pacientes”, alerta Menezes.


Assessoria, com informações de Gerlane Costa.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © SÃO BENTO AGORA PB Design by BLOGGER TEMPLATE | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger