sexta-feira, 6 de setembro de 2013

São Bento e mais cinco municípios de microrregião 89 ganharão serviços de Saúde Mental

São Bento e mais cinco municípios de microrregião 89 ganharão serviços de Saúde Mental

São Bento e outros cinco municípios da microrregião 89, no Sertão da Paraíba, serão contemplados com entidades prestadoras de serviços de Saúde Mental, como CAPS Infantil, CAPS I e CAPS AD III.
Segundo a coordenadora do CAPS I de São Bento, Joyciene Lúcio, além de São Bento, que receberá um CAPS AD III e uma Residência de Acolhimento para Usuários de Álcool e outras Drogas, as cidades de Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz, Bom Sucesso e Riacho dos Cavalos ganharão um CAPS I, respectivamente, além de Catolé do Rocha, a qual será beneficiada com um CAPS Infantil e uma Unidade de Acolhimento Infanto Juvenil. Ela disse, também, que o Ministério da Saúde, juntamente com outras entidades parceiras, idealiza a criação de uma Rede de Atenção à Saúde Mental na microrregião 89.
Conforme a secretária de Saúde de São Bento, Sandra Núbia, sempre existiu uma vontade muito grande de se implantar na terra da rede um CAPS AD III, mas nunca havíamos pleiteado, porque era necessário uma população de 200 mil habitantes, e nossa região só dispõe de um pouco mais de 111 mil habitantes. 
“No entanto, atualmente, houve uma redução da exigência populacional, ao mesmo tempo, em que surgiu a necessidade de se ampliar a rede de saúde mental em todas as regiões. Em 2011, já houve um movimento nesse sentido, porém, os planos não chegaram se quer à Comissão Intergestores Regionais (CIR)”, disse Sandra. Em reunião com todos os secretários de saúde da região e a coordenação de saúde mental do estado, foi formada uma comissão com os técnicos dos municípios beneficiados para elaboração de um novo plano regional de saúde mental, para que, finalmente, pudéssemos pleitear junto à CIR e, posteriormente, ao MS, a implantação do CAPS AD III em São Bento, e o Infantil em Catole do Rocha. O plano de Saúde Mental será apresentado no dia 24 de setembro, em João Pessoa, e, segundo Joyciente e Sandra, já existe uma pré-aprovação da proposta.
“Estes serviços irão atender à população dos dez municípios desta região. Nossa técnica, que está participando da comissão é Joyciene Lucio, que já esteve reunida na última quinta-feira (05), para discutir o assunto, em Catolé do Rocha. Após aprovação do plano, irei finalmente elaborar os projetos individuais do CAPS e da Unidade de Acolhimento”, acrescentou Núbia. Ela afirmou que a conquista não é dela e, sim, do prefeito e vice-prefeito, que me cobram serviços e, principalmente, da população que reivindica soluções para os problemas de saúde.

“O CAPS AD III de São Bento será uma unidade de saúde que prestará atendimento a pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas, e seus familiares’, e fundamenta-se no pressuposto de que o cuidado com usuários de drogas exige condições que respeitem o indivíduo enquanto pessoa, possibilitando sua reinserção social, profissional e familiar, ampliando as ações em saúde mental na sua intensidade e diversidade”,
enfatizou a secretária.


SÃO BENTO AGORA PB Com Leomarque Pereira.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © SÃO BENTO AGORA PB Design by BLOGGER TEMPLATE | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger