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sábado, 17 de agosto de 2013

Operadoras de celulares da Paraíba ficam abaixo das metas; Confira

Operadoras de celulares da Paraíba ficam abaixo das metas; Confira
As quatro operadoras de telefonia móvel, que atuam na Paraíba, descumpriram pelo menos uma das metas estipuladas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nos quatro primeiros meses deste ano.

A operadora Oi mostrou desempenho abaixo da meta em três dos oito itens avaliados: taxa de conexão de dados, taxa de conexão de dados 2G e taxa de conexão de dados 3G. Já a Tim se comportou abaixo do índice de referência da Anatel em dois serviços. A Vivo e Claro não cumpriram o índice de referência exigido pela agência reguladora em apenas uma atividade avaliada.

A avaliação, divulgada ontem pela Anatel, publicou o ranking de qualidade das empresas de telefonia móvel até abril em todos os Estados e no Distrito Federal. As falhas no desempenho das operadoras foram registradas em pelo menos um mês deste ano.

A Oi apresentou taxa de eficiência de 97,79% (em janeiro) e 97,19% (abril) no item taxa de conexão de dados, enquanto a Anatel exige índice maior ou igual a 98%.

Já na taxa de conexão de dados 2G a Oi apresentou desempenho de 97,55% em fevereiro, mas a meta da Anatel é que seja maior ou igual a 98%. O desempenho da operadora na taxa de conexão de dados 3G foi de 96,05% (em fevereiro) e 94,82% (em março), enquanto a referência da agência é maior ou igual a 98%.

Já a Tim apresentou desempenho abaixo da meta da Anatel na taxa de conexão de dados em quatro meses consecutivos este ano: janeiro (97,7%), fevereiro (96,88%), março (97,4%) e abril (97,81%). Na taxa de conexão de dados 2G a Tim ficou abaixo da meta nos meses de fevereiro (96,85%), março (97,39%) e abril (97,45%).

Na taxa de conexão de dados a empresa Vivo apesentou desempenho abaixo do esperado nos meses de janeiro (97,8%), março (97,93%) e abril (97,81%). A Claro não conseguiu cumprir a meta na taxa de conexão de dados 3G no mês de fevereiro (95,13%).

O secretário executivo do Procon Paraíba, Marcos Santos, disse que na reunião com representantes das operadoras de telefonia móvel na Paraíba este mês "eles se comprometeram a apresentar, no início de setembro, projetos de investimentos na área de telefonia móvel e banda larga.

Ainda solicitamos uma sinopse sobre o planejamento de 2013 e 2014 com relação aos investimentos no sinal e um quadro demonstrativo na qualidade do serviço por região da Paraíba. A partir destes dados, vamos tentar firmar um termo de compromisso", frisou.

PROCON-JP ESTIPULA PRAZO DE 15 DIAS ÀS OPERADORAS

As empresas de telefonia têm um prazo de 15 dias para apresentar sugestões de melhoria no atendimento em João Pessoa e solução dos problemas reclamados pelos consumidores. Os representantes das quatro empresas de telefonia móvel que prestam serviços na cidade de João Pessoa (Oi, Tim, Claro e Vivo) participaram, na tarde de ontem, de uma reunião na sede do Procon municipal, onde foram apresentadas as principais queixas contra o setor, que já acumula 1.125 reclamações só nos primeiros sete meses do ano.

No prazo de 15 dias, a contar da data de ontem, as empresas devem apresentar um plano de melhorias, com soluções que versam sobretudo o bom atendimento ao consumidor. Caso a medida não seja cumprida, o Procon partirá para abertura de procedimentos coletivos, com punições mais rigorosas às empresas, que vão desde multas até possibilidade de suspensão dos serviços.

Segundo a coordenadora-executiva do Procon-JP, Nadja Palitot, a ideia do encontro é adotar novas estratégias para resolução das queixas recebidas pelo órgão, melhorando, assim, a relação entre empresas e consumidores. "Seguindo a orientação da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), compreendemos que a política dos Procons não é só multar. Temos também que alcançar índices de resolutividade. É por conta disso que estamos com a mesa de diálogo com as telefonias, para mostrar as principais queixas e saber quais as soluções das empresas".

Uma das medidas adotadas pelo Procon-JP a partir de agora é o agrupamento das multas. Ao invés de punir as empresas por falhas específicas, o órgão irá catalogar os problemas e emitir uma única multa, mais robusta que as emitidas normalmente.

"Todas as multas e reincidências serão colocadas num único procedimento, que vai ter um valor mais elevado", explicou Nadja Palitot.

Até julho deste ano já foram registrados 1.125 reclamações contra a má qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia móvel de João Pessoa. Encabeçando o ranking das empresas está a Oi, com 654 queixas. Em seguida vem a Claro (246) e a Tim (151). A Vivo possui o menor número de reclamações, com 85 registros.

A reportagem tentou contato com os representantes das empresas presentes na reunião, mas eles afirmaram não conversar com a imprensa. Já a assessoria da operadora Oi respondeu que a "companhia está focada em aprimorar os níveis da qualidade de seus serviços e garantir entregas consistentes de resultados aos seus clientes e aos órgãos de Defesa do Consumidor. Para isso, a empresa tem direcionado seus esforços na atuação do tripé Operações, Engenharia e TI, de modo a aprimorar os processos voltados ao cliente".


SÃO BENTO AGORA PB Com jornaldaparaiba

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