domingo, 11 de agosto de 2013

Coremas terá estação de tratamento d'água emergencial por causa do alto índice de poluição no açude; Veja

Coremas terá estação de tratamento d'água emergencial por causa do alto índice de poluição no açude; Veja
Consumindo água sem tratamento e captada em um açude poluído por esgotos de dezenas de cidades que margeiam rios e riachos que correm para dentro do reservatório, Coremas vive um momento de grave risco à saúde pública, mas uma ação política vai garantir uma solução imediata para esse problema.

Assim que tomou conhecimento de que o nível de poluição do açude tinha aumentado por conta da queda no volume do reservatório e que a água estava imprópria para o consumo humano, segundo estudo da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), o senador Vital do Rêgo (PMDB) começou a se mobilizar e nos últimos dois dias atuou  junto à Funasa e ao Exército para conseguir uma solução emergencial para o problema.

“Esta situação nos levou a buscar, de forma emergencial, uma solução para que a população não ficasse sem o essencial”, afirmou o senador, ao acrescentar que “Coloquei para o presidente da Funasa, Gilson Queiroz, a situação de Coremas, o mais antigo açude da Paraíba, que sofre uma poluição absurda, proporcionada pelos esgotos de mais de 20 cidades e que, com a queda no nível de água armazenada, deixou a água imprópria para o consumo humano”.

Com a informação da Prefeitura de que a administração passada não havia protocolado nenhum projeto na Fusana de abastecimento e tratamento d’água, “a solução foi buscar, de forma emergencial, algo que pudesse sanar o problema, garantindo o mínimo, que é a água de qualidade confiável para o consumo humano”, comentou Vital.

Depois de vários contatos e entendimentos, o senador conseguiu a garantia de que a Funasa poderá adquirir, de forma terceirizada e emergencial, estações móveis de tratamento e garantir água tratada para o consumo de Coremas. O senador manteve ainda contato com o Ministério da Defesa para que o Exército também colabore com a operação para levar o equipamento  à cidade.

O senador também conversou com o prefeito de Coremas, Antônio Lopes (PSDB), e com o vice-prefeito, Lucrenato Júnior (PMDB), para orientar as providências a serem tomadas. A Prefeitura deverá solicitar à Câmara Municipal a decretação, o mais rápido possível, dos estados de emergência e calamidade pública para que a Funasa contrate, de forma emergencial, a aquisição temporária da estação de tratamento. Com relação a isso, o legislativo deverá se reunir neste sábado. 


SÃO BENTO AGORA PB Com folhadovali

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © SÃO BENTO AGORA PB Design by BLOGGER TEMPLATE | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger