quinta-feira, 13 de junho de 2013

Prefeitura de São Bento - PB realiza a 3ª Conferência Municipal de Educação; veja as fotos


fotos zequinha fotografias
prefeitura municipal de São Bento - PB, por meio da Secretaria de Educação, realizou nos dias 11 e 12 de junho, a 3ª Conferência Municipal de Educação.
A abertura do evento aconteceu na noite da terça-feira (11), na Sociedade de Difusão Cultural, no Centro da cidade, com a presença de aproximadamente 500 pessoas, com a presença de vários profissionais da área educacional e de outros setores, bem como do ex-prefeito do município, Jaci Severino de Souza (Galego Souza), e o vice-prefeito, John Lúcio da Silva, que representou o prefeito Gemilton Souza, que não pôde participar em virtude de problemas de saúde.
Logo após a abertura dos trabalhos, o vice-prefeito John Lúcio fez um pronunciamento, iniciando com parabéns dirigidos ao Galego Souza, que aniversariava naquela data. Em seguida, John um pequeno resgate da educação da ‘Capital Mundial das Redes’, destacando os avanços no setor, em relação às dificuldades do passado, citando que São Bento possui, atualmente, em torno de 10 mil educandos, com 160 turmas do Programa Brasil Alfabetizado, além de programas como Mais Educação, o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa e outros. “Nós temos também o Pólo da Universidade Aberta do Brasil, vamos receber, nos próximos anos, uma Escola Técnica Profissionalizante e a nossa meta é conseguir o Ensino Superior Presencial em São Bento”, disse o vice-prefeito.
Na sua fala, o Galego Souza disse que a Educação de São Bento já avançou muito, nos últimos tempos, mas precisa avançar muito mais. O ex-prefeito revelou que na sua gestão buscou melhorar o transporte escolar, a estrutura das escolas, a capacitação de professores, a merenda escolar, e espera que o prefeito Gemilton possa dar continuidade aos trabalhos, afirmando que muitos projetos já estão sendo direcionados ao município. Ele fez uma comparação dos recursos investidos em calçamento entre a sua administração e o início da atual gestão, dizendo que investiu 6 milhões de reais em pavimentação, durante o tempo em que ficou à frente da prefeitura, e que o atual prefeito já tem sete milhões e seiscentos mil assegurados para o mesmo setor.
No seu pronunciamento, a secretária de Educação do município, Maria Dione de Souza, disse que se sente muito feliz em realizar a III Conferência Municipal de Educação da Terra da Rede, agradeceu o apoio de todos os colaboradores na organização do evento
Logo depois, a Conferencista Dr.ª Lucimar Almeida Dantas falou sobre o PNE – Plano Nacional de Educação - como instrumento na construção da qualidade da educação pública brasileira.


Na quarta-feira (12), a conferência continuou, no período da manhã, na Escola Dr. Jarques Lúcio da Silva, com a exposição dos sete Eixos Temáticos discutidos no evento: Eixo I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação; Eixo II – Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Eixo III – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente; Eixo IV – Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Eixo V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Eixo VI – Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho e Eixo VII – Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.
A conclusão do evento ocorreu na SDC – Sociedade de Difusão Cultural – na tarde desta quarta, onde houve a apresentação em plenária, das proposições feitas pelos grupos e a escolha de dois delegados, representantes dos professores, dois dos diretores, dois dos supervisores, um representante dos pais, um dos alunos e um dos demais funcionários dos Estabelecimentos Educacionais, que levarão as propostas às conferências nas esferas maiores.
As conferências municipais e/ou intermunicipais de educação são eventos realizados com a finalidade de cumprir uma das etapas preparatórias para Conferência Nacional de Educação (CONAE/2014). Em 2013, vêm sendo realizadas de março a junho. A mobilização e a coordenação desses eventos nos municípios são conduzidas pelos Fóruns Estaduais de Educação (FEE) e Fóruns Municipais de Educação (FME) ou por comissões organizadoras das conferências, nos locais onde não há o FME.
As contribuições e propostas elaboradas nas conferências municipais e/ou intermunicipais de educação serão analisadas e debatidas durante as conferências estaduais de educação que devem ocorrer a partir do mês de junho.
A CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.

SÃO BENTO AGORA PB Com Leomarque Pereira.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © SÃO BENTO AGORA PB Design by BLOGGER TEMPLATE | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger