A Comunidade Católica recebeu com muito pesar a notícia do falecimento do Cônego João Cartaxo Rolim, ocorrida às 22h da noite desta quinta-feira na UTI do Hospital Santa Terezinha.
O Sacerdote convalescia a mais de 20 dias de um problema respiratório agudo, que evoluiu para pneumonia, e em virtude da avançada idade de 94 anos, não resistiu e veio a óbito.
O Padre Francisco Milton Alexandre, administrador da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios, revelou o desejo do Sacerdote, João Cartaxo Rolim que era de ser sepultado no interior da Igreja Matriz, local que ele administrou Missa por 50 anos.
Como a Igreja está em reforma, o Corpo do Padre está sendo velada nas dependências da Igreja centenária, Nossa Senhora do Rosário, local, aonde será sepultado às 16 horas desta sexta-feira.
O Bispo Diocesano, Dom José Gonzalles participará do ato cerimonial fúnebre, com os demais Padres das Paróquias de Sousa.
Durante o dia, os fies católicos, amigos, parentes, admiradores do Padre João Cartaxo Rolim poderão prestar as últimas homenagem na Igreja do Rosário, aonde o corpo do Sacerdote está sendo velado.
Trabalhadores já realizam a escavação do túmulo para a colocação dos restos mortais do Cônego que era natural de Cajazeiras, mas adotou Sousa como sua Terra desde 1957 quando assumiu o sacerdócio na Terra de Bento Freire, e mesmo jubilado, não deixou a Cidade, e continuou morando na Casa paroquial até seus momentos finais.
Histórico
Segundo consta nos arquivos da Diocese de Cajazeiras, até a sua aposentadoria Padre João durante a sua vida sacerdotal celebrou 8.765 casamentos e 31.235 batizados,nas diversas paróquias que administrou.
A vida sacerdotal do padre teve início no dia 9 de fevereiro de 1957, as 19:00h por nomeação do Bispo D. Zacarias Rolim de Moura testemunhado Felinto da Costa Gadelha e Otaviano Marques Fontes os dois de Saudosa memória.
A Câmara Municipal de Sousa prestou uma justa homenagem em vida, ao padre João Cartaxo Rolim, pároco por 50 anos da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, uma propositura dos vereadores Ananias Vieira e Daniel Pinto, ambos do PMDB, subscrito por todos os demais vereadores.
Padre João é cajazeirense de nascimento mais adotou Sousa como sua cidade natal, quando se aposentou continuou morando em Sousa na casa paroquial, hoje tombada pelo o patrimônio histórico.
SÃO BENTO AGORA PB Com folhadosertao
0 comentários:
Postar um comentário