quinta-feira, 16 de maio de 2013

Prefeitura de São Bento – PB inaugura nova sede do CAPS


A prefeitura municipal de São Bento – PB, através da Secretaria de Saúde, inaugurou na manhã desta quinta-feira (16), a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que fica localizada na Av. Pedro Eulâmpio da Silva, vizinha à Praça da Rua Velha.
Segundo a Psicóloga do órgão, Dr.ª Gerlane Costa, a nova sede do CAPS de São Bento oferece uma estrutura ampla e confortável, proporcionando o bem-estar para os usuários da entidade que, segundo ela, fica no intervalo de 70 a 80 semanais.
Gerlane Costa disse que o CAPS de São Bento existe há cinco anos e já atendeu em torno de 8 mil pessoas durante esse tempo, buscando melhorar a qualidade de vida dos participantes, por meio de várias ações realizadas por diversos profissionais de saúde, que buscam, sobretudo, a ressocialização dessas pessoas.
Conforme a Assistente Social do CAPS de São Bento, Elecquisandra Tavares, a finalidade principal da entidade é atender a comunidade, priorizando os beneficiários, com o apoio da família dos assistidos, com visitas domiciliares e tantas outras ações, e tentando, principalmente, atingir a inclusão social dos usuários.
Dr.ª Gerlane disse que uma das atividades consideradas de maior sucesso no CAPS é a realização da Mais Bela Voz dos participantes.
Durante o ato inaugural, um café da manhã bem recheado foi servido aos participantes. A secretária de Saúde, Sandra Núbia; a coordenadora da entidade, Joiciene Lúcio; a diretora do Hospital local, Lígia Ramalho e a secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Concília Lopes, também estiveram presentes na solenidade, além da vereadora Lucinete Carneiro dos Santos, que representou o Poder Legislativo na ocasião. A Psicóloga Gerlane Costa disse, ainda, que o CAPS de São Bento recebe o nome de Francisca Gonçalves da Cruz (Dona Quinca), uma pessoa de família bastante conhecida da cidade, pelas ações de caridade e a capacidade de interação social que mantinha com as pessoas, tendo sido também uma segunda mãe do ex-prefeito do município, Jaci Severino de Souza (Galego Souza).
FINALIDADE DO CAPS
Seu objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país. Os CAPS são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários que oferecem atendimento diário.

É função dos CAPS:

- prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos;
- acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território;
- promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais;
- regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental na sua área de atuação;
- dar suporte a atenção à saúde mental na rede básica;
- organizar a rede de atenção às pessoas com transtornos mentais nos municípios;
- articular estrategicamente a rede e a política de saúde mental num determinado território
- promover a reinserção social do indivíduo através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

 
Estes serviços devem ser substitutivos e não complementares ao hospital psiquiátrico. De fato, o CAPS é o núcleo de uma nova clínica, produtora de autonomia, que convida o usuário à responsabilização e ao protagonismo em toda a trajetória do seu tratamento.
Os projetos desses serviços, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social, potencializadora de suas ações, preocupando-se com o sujeito e a singularidade, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.

 
O perfil populacional dos municípios é sem dúvida um dos principais critérios para o planejamento da rede de atenção à saúde mental nas cidades, e para a implantação de centros de Atenção Psicossocial. O critério populacional, no entanto, deve ser compreendido apenas como um orientador para o planejamento das ações de saúde. De fato, é o gestor local, articulado com as outras instâncias de gestão do SUS, que terá as condições mais adequadas para definir os equipamentos que melhor respondem às demandas de saúde mental de seu município.


DIA MUNDIAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL
Além da inauguração do CAPS da Terra da Rede, Gerlane Costa e Elecquisandra Tavares, falaram, também, no Jornal Correio da Manha, da Rádio São Bento FM desta quinta-feira (16), da várias palestras que aconteceram esta semana em Estabelecimentos Educacionais de São Bento, a respeito do Dia Mundial da Luta Antimanicomial, que é comemorado no próximo sábado (18). O Dia Mundial da Luta Antimanicomial, comemorado todo 18 de maio, continua a procurar mais espaço no cenário brasileiro. Com o foco de erradicar a discriminação, defende tratamentos alternativos para os pacientes psiquiátricos ao invés da internação em manicômios.
SÃO BENTO AGORA PB Cpm Leomarque Pereira. 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © SÃO BENTO AGORA PB Design by BLOGGER TEMPLATE | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger