domingo, 26 de maio de 2013

Jovem Sousense é manchete nos Jornais de São Paulo ao enfrentar tratamento do Câncer. Familiares no Sertão se emocionam

Jovem Sousense é manchete nos Jornais de São Paulo ao enfrentar tratamento do Câncer. Familiares no Sertão se emocionam
Uma reportagem do G1 de São Paulo publicou matéria nesta última quinta-feira (23) retratando a vida de pacientes que lutam contra o Câncer no Hospital das Clínicas em Ribeirão Preto, interior do Estado.

A reportagem faz alusão a pessoas que se deslocam de outros Estados da Federação a busca de tratamento em Centros mais avançados.

Entre as personagens do G1 foi focado o nome da sousense, Jaciara de Lima Cosmo, 18 anos (foto), Jovem que saiu de Sousa, interior da Paraíba pela 2º vez a busca da cura da doença no interior de São Paulo.

Os familiares que residem em Sousa e também na Zona Rural de São Domingos de Pombal ficaram emocionados ao verem a ente querida manchete do G1.

Jaciara, hoje reside no Sítio Carnaúba, Município de São Domingos de Pombal, e é neta do ex-vereador de Aparecida, Adelino Cosmo.

Dona Adriana, Avó se Jaciara disse a FOLHADOSERTAO que ficou muito comovida ao ver a Neta contando sua História, e orava a Deus para que ela pudesse encontra a cura definitiva do seu problema.

Leia a matéria completa com Jaciara, jovem de 18 anos, natural de Sousa, que saiu do interior da Paraíba, a São Paulo, lutar contra a doença que lhe assola pela segunda vez.

Jaciara com sua Mãe, Josefa Patrício (foto) - imagem Foto: Fernanda Testa/G1)

Confira aqui

Com apenas 18 anos, é a segunda vez que Jaciara enfrenta o câncer. Em 2011, aos 16 anos, ela foi diagnosticada com um linfoma não Hodgkin, tipo de câncer que afeta o sistema imunológico do paciente. O primeiro tratamento aconteceu em um hospital de São Paulo (SP), onde a doença foi diagnosticada. Jaciara passou por sessões de quimioterapia de julho a novembro de 2011. Voltou para Sousa (PB), continuou com acompanhamento de um hematologista, até que em setembro de 2012 começou a sentir dores pelo corpo.

"Eram dores no quadril, que vinham à noite, sempre quando estava dormindo. O hematologista disse para aguardar um pouco, e que se a dor persistisse era para eu comunicá-lo. Nesse intervalo procurei uma reumatologista, que disse que eu estava com um desvio na perna. Ela me passou uma medicação para tratar o problema. A dor até aliviou, mas depois que eu parei a medicação as dores voltaram, e voltaram mais fortes. Falei com a médica, disse que já tinha tido o câncer, mas ela disse que não tinha chance nenhuma de ser a doença de novo", afirma.

De volta ao hematologista, Jaciara fez um exame de pet scan, uma tomografia que avalia as condições dos orgãos e tecidos do paciente. "Fiz o exame no dia 27 de dezembro. No dia 30, saiu o resultado de que a doença havia voltado. Foi muito difícil. Minha mãe ficou muito nervosa. Mas eu disse para acreditarmos, porque a fé continua. Já consegui vencer uma vez", diz.

O médico de Jaciara a encaminhou para outro hematologista, que sugeriu que ela procurasse o tratamento para o câncer no HC em Ribeirão. "Esse novo médico disse que meu caso era para transplante. E falou sobre o tratamento em Ribeirão. Disse que era muito bom, que tinha todo o recurso necessário para o meu caso", afirma.

Jaciara deu entrada no HC no dia 18 de janeiro. Conversou com médicos, que pediram o material da biópsia que ela havia feito em 2011, em São Paulo. Após a análise do material, veio a notícia. "Eles me disseram que o meu linfoma não era um linfoma não Hodgkin. Era um linfoma Hodgkin. Eu me tratei de um câncer que na verdade eu não tinha. Cada sessão de quimioterapia que eu fazia na época, eram três dias internada. Aqui em Ribeirão eu faço as sessões e posso voltar para casa. Com esse novo resultado, talvez eu não precise mais  fazer o transplante", diz.

O novo tratamento dá esperanças não só a Jaciara, mas a sua mãe, Josefa Patrícia de Lima, de 39 anos. "O hospital é excelente. O atendimento é bom, os médicos dão a assistência que precisamos. Não temos palavras para agradecer. Eu já vi minha filha muito mal. Hoje tenho muita fé e confiança nesses médicos", afirma.

Atendimento 

Segundo o coordenador de radioterapia do HC, Harley Francisco de Oliveira, o hospital é autorizado a receber até 6% de pacientes oriundos de regiões que ultrapassam a cobertura da instituição. "Apesar de o Estado custear o atendimento do HC, o sistema é único. Ele contempla que todo o cidadão tem direito ao atendimento gratuito. Somos obrigados pela lei maior do país a atender esses pacientes", afirma.

Após a determinação do governo federal de que todos os hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) devem iniciar o tratamento do câncer em, no máximo, 60 dias após o diagnóstico, Oliveira acredita que o volume de pacientes de outros estados possa vir a diminuir no hospital. "As instituições de outros estados vão ser mais pressionadas para se organizarem daqui para a frente. O que se espera, com essa lei, é que os pacientes não precisem mais sair de seus estados para conseguirem um atendimento de qualidade", afirma.

Segundo levantamento feito com pacientes de câncer de mama do HC em 2011, o tratamento oncológico era feito, em média, 47 dias após o diagnóstico da doença. Isso coloca o hospital dentro das determinações da lei, que valem a partir desta quinta-feira (23). No entanto, de acordo com Oliveira, o que deve ser levado em consideração não é só o início do tratamento, e sim a realização de todos os serviços a partir desse primeiro atendimento.

"O que vai acontecer é que os hospitais vão conseguir atender os pacientes em 60 dias. No entanto, vai haver uma fila interna dentro dos hospitais para o passo a passo dos procedimentos. No HC, por exemplo, o gargalo está na ressonância magnética, na radioterapia e no centro cirúrgico. Para fazer uma sessão de radioterapia, é preciso esperar 4 semanas na fila. E isso não acontece só em Ribeirão, mas em todo o Brasil. Será preciso rever a organização e a administração dos hospitais como um todo", explica.

FolhadoSertão
SÃO BENTO AGORA PB Com G1

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © SÃO BENTO AGORA PB Design by BLOGGER TEMPLATE | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger