Cerca de 76 Agentes Comunitários de Saúde do município de São Bento - PB participaram, nos dias 02, 03, e 04 de abril, de uma capacitação, no Pólo de Apoio da UAB da cidade, tematizando a saúde mental.
Segundo a Psicóloga do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de São Bento - Dr. Gerlane Costa, o evento teve a participação maciça dos agentes de saúde, além da secretária de Saúde do município, Sandra Núbia, a coordenadora do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), Márcia Almeida e de outros integrantes do setor de saúde. A Psicóloga disse que a capacitação foi bastante proveitosa, destacando a importância do tratamento dos portadores de problemas mentais que, segundo ela, devem ser tratados da mesma forma da saúde bucal e de tantos outros problemas inerentes ao ser humano.
“Várias dinâmicas de grupo foram utilizadas na capacitação, que permitiram aos Agentes Comunitários de Saúde vivenciarem a maneira como eles trabalham na comunidade, a forma de abordarem as famílias que necessitam desses atendimentos”, disse Gerlane.
Conforme a especialista em Psicologia, os transtornos mentais mais comuns e mais difíceis, também, de serem tratados, a exemplo da esquizofrenia, que é um transtorno do pensamento, o qual envolve fatores hereditários e psicossociais, favorecendo o desmembrar da doença, foram priorizados no evento. Ela revelou, ainda, que transtornos como a depressão e o suicídio foram abordados durante a capacitação, citando, inclusive, que São Bento registrou oito suicídios no ano de 2012. “Nós temos também o serviço de Saúde Mental nas Comunidades, onde são feitas visitas noturnas às pessoas que precisam de atendimento na área de saúde mental”, enfatizou Gerlane.
Por fim, Gerlane disse que, somando-se o CAPS, os NASFs, os PSFs e o Centro de Saúde, tem-se, atualmente, em São Bento, cerca de 600 atendimentos mensais.
SÃO BENTO AGORA PB Com Leomarque Pereira.
0 comentários:
Postar um comentário