e transportam quase 4,5 milhões de metros cúbicos de água por mês
Apesar das chuvas ocorridas nos últimos dias em algumas cidades da microrregião 89, que abrange 10 municípios da região sertaneja do estado da PB, dentre eles São Bento e Catolé do Rocha, a necessidade dos serviços do transporte de água, feito por carros-pipa, continua na região.
Segundo o secretário de agricultura de São Bento, Danilo Costa Ramalho, só no município de São Bento, sete veículos desse tipo trabalham os sete dias da semana, sendo 4 do Exército, 2 da prefeitura e 1 do estado, onde abastecem 70 comunidades rurais e urbanas. “Cada carro-pipa consegue realizar, em média, três viagens diárias, levando, cada um, sete mil litros de água, o que resulta em um total de 147 mil litros por dia e quatro milhões, quatrocentos e dez mil litros cúbicos mensais”, disse o secretário.
Danilo disse, ainda, que a quantidade d’água levada aos moradores vai aumentar nos próximos dias, já que o governo do estado vai disponibilizar mais dois carros-pipa, chegando ao total de nove veículos, nesta parceria entre Prefeitura, Governo do Estado e Exército. Com a chegada dos novos carros, o volume do líquido precioso vai subir para cinco milhões, seiscentos e setenta mil m3 de água mensais, beneficiando moradores de setenta comunidades.
“A média do transporte de água realizado pelos carros-pipa no município de São Bento pode ser ainda maior, um vez que os veículos pertencentes ao Exército trazem o produto do açude do Baião, situado na cidade de São José do Brejo do Cruz, mas os automóveis da prefeitura e do estado chegam, muitas vezes, a fazerem até 10 viagens ao dia, já que fazem um percurso menor, dentro do próprio município”, afirmou Danilo Costa.
SÃO BENTO AGORA PB Com Leomarque Pereira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário