Pages - Menu

domingo, 20 de janeiro de 2013

Município de São Bento ultrapassa meta estabelecida pelos Ministérios da Saúde e Educação


A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta semana um balanço das atividades realizadas pelo PSE (Programa Saúde na Escola), implantado em 2012 em unidades das Redes Municipal e Estadual de Ensino.

Segundo a coordenadora do Programa, Heloísa Marques, o Programa Saúde na Escola é um programa intersetorial entre os ministérios da Saúde e da Educação, criado com o objetivo de proporcionar atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino básico, no âmbito das escolas públicas e unidades da Estratégia de Saúde da Família. Nesta primeira etapa, o trabalho constatou que muitos deles necessitam de acompanhamento nutricional e odontológico.

Dos 193 municípios da Paraíba que foram contemplados com o PSE, apenas 29 conseguiram atingir as metas, entre eles, São Bento.

De acordo com o relatório, o município atingiu 89%, ultrapassando a meta de 2012, que era de 70%, onde quase quatro mil estudantes apresentaram algum tipo de alteração e foram encaminhados para atendimentos na rede de saúde do município.  

“O programa está conseguindo levantar esta realidade e fazer os encaminhamentos necessários. Essa iniciativa tem como meta também contribuir para a melhora do aprendizado”, afirmou Heloísa.

Quantidade de Escolas Atendidas

Ao todo, foram atendidas no ano passado, 22 escolas municipais e 04 estaduais, além de 02 creches. As Escolas Municipais são: Afonso Manoel da Silva, Porfíria Vieira, André Pedro da Silva, Bernardino Soares, Dr. Jarques Lúcio da Silva, Eliza Maria de Morais, Gabriel Pedro da Silva, Maria Dulce dos Santos, João Dantas da Costa, José Cassimiro da Silva, José Diniz, Joventino Pereira, Manoel Cândido dos Santos, Manoel Miguel de Araújo, Maria de Lourdes Elias Dantas, Maria Tereza de Jesus, Martiniano Moreira Dantas, Olga Rodrigues da Silva, Samuel de Oliveira Ramalho e Antonio Cândido. Já as Escolas Estaduais são Milton Lúcio da Silva, João Silveira Guimarães, Fausto Meira e José Felinto de Moura.  As creches  atendidas pelo programa foram Ana Paulino da Silva e Maria das Graças Soares de Queiroz.

Ações desenvolvidas

Entre as ações desenvolvidas pelo Programa, estão a Avaliação Antropométrica, que analisou 6.395 estudantes e apresentou 306 alunos com obesidade, e a Aferição de Pressão Arterial, que avaliou 6.389 alunos, sendo que, 49 deles apresentaram alterações. A Saúde Bucal também foi avaliada pela equipe do Programa. Dos 6.148 alunos atendidos, 3.552 apresentaram necessidades de tratamento odontológico.

Além disso, foram distribuídos 4.000 kits de saúde bucal para os alunos atendidos.
Além das avaliações de saúde, os profissionais desenvolvem palestras educativas que abordam temas relacionados à alimentação saudável, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, riscos do uso de drogas, discriminação, preconceito e atividades sobre o cuidado com si mesmo e com o ambiente escolar.

- Encerramos as ações em dezembro, e a previsão de retorno é para fevereiro, pois nossa meta é continuar com o trabalho de promoção da saúde e prevenção de doenças aos educandos, iniciado nas escolas e definir o cronograma de novas ações para 2013 - adiantou Heloísa Marques.

SÃO BENTO AGORA PB Com Leomarque Pereira, com informações de Heloísa Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário