Com capacidade para 44,6 milhões de metros cúbicos, o Açude de São Gonçalo que abastece a população de Sousa, Marizópolis e Nazarezinho, encontra-se hoje com 13.234.440 milhões de metros cúbicos, cuja lâmina dágua preocupa toda a região.
O problema também se estende para o setor de irrigação.
Aproximadamente 200 mil pés de coco poderão morrer nos lotes por falta do precioso líquido, caso não venha a chover nos próximos dias.
Diariamente, 50 Caminhões carregados com Coco saiam do Perímetro Irrigado de São Gonçalo para várias Regiões do País, hoje, apenas 15 a 18 Caminhões, cujo prejuízo é grande para os Colonos do Município de Sousa.
Outra reclamação por parte dos Colonos é o abastecimento de água para o consumo humano. Os Núcleos Habitacionais são os mais que sofrem com o problema.
Denuncias por parte dos Colonos que o sistema de Irrigação de São Gonçalo, parte é por inundação, o que leva o desperdício de água maior ainda, sem contar com a evaporação diária.
A FOLHADOSERTAO visitou in loco o espelho dágua do Açude de São Gonçalo, principal manancial do Município de Sousa, e constatou que além do assoreamento, a lâmina de água é pequena, preocupação para todos da região, principalmente para o consumo humano, caso não venha a chover suficiente neste ano.
O próprio chefe do Regional da CAGEPA, Dedé Veras em recente entrevista prestada aFOLHADOSERTAO, alertou que não descartava um racionamento de água para os próximos dias para os Municípios de Sousa, Marizópolis e Nazarezinho.
SAOBENTOAGORAPB Com folhadosertao
0 comentários:
Postar um comentário