O Comando do 8º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Itabaiana (a 80 quilômetros de João Pessoa), capacitou mais 14 policiais da unidade no uso de Tecnologias Não Letais (TNL). Um total de 171 itens de baixa letalidade (totalizando um investimento de R$ 839.305,28), incluindo armas de choque e granadas explosivas, chegaram no mês de novembro para uso da corporação e já estão sendo distribuídos para o efetivo.
Esta última capacitação, ministrada na sede do 8º BPM, faz parte de uma série de treinamentos com esse tipo de tecnologia que estão sendo ministrados na PMPB. As instruções são repassadas dentro de uma metodologia moderna e participativa, com aulas práticas, expositivas, debates e estudos de caso.
Conforme o comandante do 8º BPM, tenente coronel Sérgio Linhares, essa é a segunda turma formada este ano no uso de Tecnologias Não Letais, só em Itabaiana. Os já capacitados servirão de multiplicadores para os demais policiais integrantes do Batalhão e que atuam nas atividades operacionais.
“Já estamos planejando mais treinamentos em TNL e outros armamentos necessários para que o policial miliar ofereça um serviço de segurança de melhor qualidade, pautado no correto uso da força e preservação de vidas”, apontou Linhares, ao lembrar que esse tipo de armamento é utilizado principalmente em situações de controle de distúrbios de massa, operações especiais, policiamento ostensivo e na segurança prisional.
Em outubro último, 300 militares de diversos batalhões já haviam participado de um treinamento teórico e prático sobre o que há de mais novo em TNL no Brasil e no mundo. Na ocasião, foram demonstradas a utilização de mais de 60 itens, como granadas explosivas do tipo luz e som, efeito pimenta, lacrimogêneo e identificador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário