O ator norte-americano George Clooney foi preso na manhã desta sexta-feira (16) em Washington, capital dos Estados Unidos, durante um protesto em frente à embaixada do Sudão.
De acordo com a rede de TV CNN, que mostrou imagens de Clooney entrando em uma viatura da polícia, o ator foi detido por “desobediência civil”.
Na quarta-feira (14), Clooney visitou o Senado dos EUA e acusou as forças armadas do governo sudanês de cometer crimes de guerra contra civis, incluindo um ataque com foguetes do qual escapou por pouco.
Crítico de longa data do governo do Sudão pelo conflito separatista na região de Darfur, Clooney disse à comissão do Senado que o presidente Omar al Bashir e seus colaboradores estão "provando ser os maiores criminosos de guerra deste século até o momento".
O Sudão do Sul se tornou independente em julho do ano passado, depois de duas décadas de guerra civil. No entanto, outro conflito separatista explodiu pouco depois em Kordofan do Sul e perto do estado de Nilo Azul, no qual o Sudão Cartum combate contra os insurgentes, uma vez aliados aos ex-rebeldes que agora governam o Sudão do Sul.
Da Redação, com R7.com
0 comentários:
Postar um comentário