O nepalês Chandra Bahadur Dangi, de 72 anos, entrou neste domingo (26) para o Guinness, o Livro dos Recordes, como o homem mais baixo do mundo de todos os tempos, com seus 55,8 cm de altura, informou uma fonte da organização.
Até então, o título de homem mais baixo do mundo ainda vivo estava em posse do filipino Junrey Balawing (59,3 cm), que tinha recebido o prêmio em junho do ano passado, ao completar 18 anos.
O editor-chefe do livro Guinness, Craig Glenday, confirmou a mudança após medir Dangi três vezes nas últimas 24 horas.
O nepalês é também o indivíduo mais baixo já registrado pela publicação: antes, a marca estava em mãos do indiano Gül Mohammed, que media 57,5 cm e morreu em 1997.
Dangi falou com jornalistas após ser agraciado com dois certificados do Guinness, um por ser o homem mais baixo vivo e outro pelo título de "o homem mais baixo da história".
- Estou feliz de conseguir os títulos.
Ele também obteve a distinção de ser a pessoa mais velha de que foram tomadas as medidas para incluir no Guinness, de acordo com Glenday.
Segundo seu documento de identidade, Dangi tem 72 anos, mas o representante do livro Guinness afirmou que é impossível verificar a veracidade do registro.
- É pouco provável que não tenha 72 anos devido a sua densidade óssea, algo provocado pela osteoporose.
Diante de qualquer dúvida sobre a decisão do livro, Glenday explicou que o Guinness possui "indicações precisas sobre como se mede alguém", pautas dadas por médicos especialistas localizados em Londres, no Reino Unido.
Dangi foi medido por dois profissionais de um centro médico de Katmandu, no Nepal, muito estimado por estrangeiros que viajam ao país. Trata-se do Ciwec Clinic Travel Medicine Centre.
- Não está claro o tipo de nanismo que Dangi sofre.
Da redação com R7
0 comentários:
Postar um comentário